Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

IN:http://blog.cancaonova.com/zezinho/?cat=851


MY E-MAIL

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Testes da III Unidade


GRUPO  ESCOLAR  PROFª.  LÍCIAMARIA  PATERNOSTRO
ALUNO (A) =        _________________________________
SÉRIE  =                     TURNO =MATUTINO
                DATA _____/ ______/ ______         PROFª .=   BÁRBARA
 
                                              TESTE DE PORTUGUÊS – III UNIDADE
 TEXTO: A flor e o passarinho
         Nem a mais leve nuvem cobria o seu muito azul naquela manhã. Uma pequenina flor, mimosa e delicada, abria suas pétalas da mesma cor do céu. Exclamou admirada:
– Que lindo dia!
Tinha razão a florzinha. Era um belo dia de primavera. Os pássaros voavam e as abelhas zuniam por sobre as plantas floridas. A florzinha sentiu-se feliz por ter nascido em tão festiva época do ano. De repente arregalou os olhinhos espantada; piscou e tornou a olhar. Parecia-lhe que uma flor vinha voando como os passarinhos. Suas cores brilhavam ao Sol. Era um beija-flor que, de leve, beijava as flores. Rapidamente ele chegou até a florzinha azul, deu-lhe um beijo delicado com o seu longo bico e, antes que ela voltasse a si do espanto, o passarinho sumiu ao longe.
Nisto a Brisa Leve, que passava pelo campo, agitou suas pétalas e ela, por um instante, pensou que ia voar como o delicado colibri. Quis seguir a Brisa, mas sua haste prendeu-a.
A flor, que até aquele momento se sentia tão feliz, chorou a sorte que a obrigava a viver presa sempre no mesmo lugar.
 “A Brisa e a Flor” – Isa R. Azevedo
Editora do Brasil S/A
ENTENDIMENTO DO TEXTO
1 – Marque a alternativa correta:  Naquela manhã, o céu estava: (      ) nublado  (      ) muito claro  (      ) muito azul
 
 
 
 
2 – Marque com um X a alternativa correta:
a) A florzinha se espantou por que:
(      ) viu um passarinho voando.
(      ) o passarinho beijou-a.
(      ) pensou que uma flor voava.
b) A florzinha julgou que também voaria por que:
(      )  o vento agitou suas pétalas.
(      ) ela era da cor do pássaro.
(      ) ela desejava muito voar
 
3 – Que aconteceu, naquela manhã?                                                                                                              ___
4 – De que cor era a florzinha?                                                                                             ________________
5 – Responda:
a) Em que época do ano se passou o fato narrado?                                                                                        ___
b) Por que a autora denominou a época de festiva?                                                                                     ____
6 – Por que a flor se sentiu infeliz?___________________________________________________________
7 – Marque com um X o sinônimo de cada palavra:  
 a)   obrigava
(        ) forçava
(        ) mandava
(        ) exigia
b)   brisa
(        ) aroma
(        ) aragem
(        ) perfume
c)    longo
(        ) fino
(        )comprido
(        ) enorme
 
8 – Ao lado de cada palavra escreva um antônimo:


feliz –                                   
 muito –                                
longo –                                 
leve –                                   
muito –                                 
sumiu –                               
presa –                                 
abria –                                  
grande  –                            


9 – Observe as locuções adjetivas:  EX:  Plantas floridas – com flores  
Época festiva – __________________________
Manha primaveril –                                               
Luz solar –                                                 _____ 
Azul celeste –                                                        
Tarde outonal –                                                     
Flor aquática –                                                       
Animal marinho –                                     ______
Manhã ensolarada –                                            _
    
10-– Complete com adjetivos, como no exemplo: Ex.: Quem tem teimosia é teimoso. OSO ou OSA?
 
a) Quem tem rancor é___________________________________.( MASCULINO)
b) Quem tem amor é ____________________________________.(FEMININO)
c) Quem tem talento é___________________________________.( MASCULINO)
d) Quem tem fama é......................................................................... (FEMININO)
e) Quem tem orgulho é___________________________________.( MASCULINO)
b) Quem tem  fúria é ____________________________________.(FEMININO)
 
11- Assinala com X o grau em que se encontra o adjetivo sublinhado na frase: Duarte, depois de encontrar o seu amigo, ficou  tão feliz quanto este.
 
 
Grau normal
 
 
 
 
 
Grau comparativo de igualdade
 
 
 
 
 
Grau comparativo de superioridade
 
 
 

12-
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BOA SORTE!!!!!!!!!!!!
 
 
  
 
 
 
 
 
 
GRUPO  ESCOLAR  PROFª.  LÍCIAMARIA  PATERNOSTRO
ALUNO (A) =        _________________________________
SÉRIE  =                     TURNO =MATUTINO
                DATA _____/ ______/ ______         PROFª .=   BÁRBARA
 
                                              TESTE DE  MATEMÁTICA – III UNIDADE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
      
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3ºComplete os desenhos até a quantidade pedida.
a) O triplo de 3 borboletas
 
b) O dobro de 4 estrelas-do-mar
 
 
4ºComplete com o:   DOBRO      -   TRIPLO     
16 __________                         _______________

55 __________                         ______________

165 __________                        _______________
 
5ºFaça os cálculos no caderno e escreva o resultado:

a)- O dobro de 85 menos o triplo de 27 é _________
b)- O quíntuplo de 12 vezes o dobro de 5 é ________
c)- O quádruplo de 27 mais o sêxtuplo de 13 é ______
6º - Desenhe o que se pede.
3  esferas
O dobro  das esferas
O triplo  das esferas
 
 
 
7º - Relacione as quantidades.
( a ) uma dezena             ( ) 5
( b ) uma dúzia                ( ) 6
( c ) meia dezena             ( ) 10
( d ) meia dúzia               ( ) 36
( e ) três dúzias               ( ) 12
8ºPense e responda.
a) Num campeonato de futebol, Renato marcou 5 gols e João marcou o dobro.
Quantos gols João marcou?
Resposta: ____________________________________________________
 
b) Pensei em um número e somei 8. O resultado foi 25. Qual o número que
pensei?
Resposta: ____________________________________________________
 
c) André tem 8 bolinhas de gude e Gustavo tem o triplo. Quantas bolinhas de
gude Gustavo tem?
Resposta: ___________________________________________________
 
Escreve por extenso.
XX - ____________________________________________________________
CV - ___________________________________________________________
XXXIX - _______________________________________________________
LV - ________________________________________________________________
 
10º Calcule e dê os nomes aos termos:
a)870775 + 17830=              c)30515 X 8 = 
b)3557 --214 60 =                 d)320 30 :  6 =                                                       BOA SORTE!!!!!!!!!!
GRUPO  ESCOLAR  PROFª.  LÍCIAMARIA  PATERNOSTRO
ALUNO (A) =        _________________________________
SÉRIE  =                     TURNO =MATUTINO
                DATA _____/ ______/ ______         PROFª .=   BÁRBARA
 
                                              TESTE DE  CIÊNCIAS – III UNIDADE

Cadeia Alimentar

       Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Para sobreviver e crescer precisam de outros seres vivos que lhes forneçam energia.
       O animal que caça outro para dele se alimentar é chamado predador e aquele que é caçado é chamado presa. Chamamos de cadeia alimentar a sequência da relação alimentar entre os seres vivos.
            Todos os seres vivos desempenham uma função no processo de alimentação, por isso eles podem ser chamados de seres produtores, consumidores ou decompositores
 
1-Marque V (para verdadeiro)  e F ( para falso).


 
  (    ) As plantas não absorve o gás carbônico do ar.
  (    ) A água é retirada do solo e levada até as folhas.
  (    ) A clorofila presente nas plantas, não capta a luz solar.
  (    ) A glicose é produzida pelas plantas.
  (    ) O gás oxigênio é liberado e  contamina o ambiente.


 
2- Que processo é realizado pelas plantas que ocorre nas folhas? R=___________________________________________________________
3-  Quais são os elementos indispensáveis para que a planta realize o processo da digestão ? R=__________________________________________________
4-As plantas armazena o seu alimento nas: (    )raízes  (    )folhas  (    )galhas
5-O que é amido? Para que ele serve?
R=___________________________________________________________
6-Relacione os hábitos alimentares dos animais:
(    )carnívoros                                                                               (    )alimentam-se de carne e plantas
(    )herbívoros                                                                                (    )alimentam-se de carne
(    )onívoros                                                                                    (   )alimentam-se de plantas
7-Deina os morcegos:
a)insetívoros___________________________________________________
b) nectarívoros_________________________________________________
c)carnívoros___________________________________________________
d)hematófagos_________________________________________________
8-O Que são seres:
a)produtores____________________________________________________
b)consumidores__________________________________________________
c)decompositores_________________________________________________
9-Certo ou errado?????????????????
a) (            )A energia dos alimentos passa de um ser para o outro por meio da cadeia alimentar.
 
b) (            )Os seres vivos não dependem um do outro para obter alimento.
 
c) (           )Só as relações entre os seres consumidores e produtores estabelece a cadeia alimentar.
10-Numa cadeia alimentar ,indique :
 produtor: ________________________________________________________________________
 consumidor: ______________________________________________________________________
 decompositor:                                                                                                                 BOA SORTE!!!!
GRUPO  ESCOLAR  PROFª.  LÍCIAMARIA  PATERNOSTRO
ALUNO (A) =        _________________________________
SÉRIE  =                     TURNO =MATUTINO
                DATA _____/ ______/ ______         PROFª .=   BÁRBARA
 
                                              TESTE DE  GEOGRAFIA – III UNIDADE
1-Defina:
a)      Pecuária-________________________________________________________________
2-Como os animais  são utilizados  os animais na pecuária?
R=_____________________________________________________________________________
3-Indique os animais  para a criação de:
Equinos-                     bovino-                              suíno-                                     ovino-
 
4-Como é chamada a criação de aves?________________________________________________
5- Sobre a pecuária extensiva. Marque só o que for verdadeiro:
A-    O gado é criado solto. (             )
B-    Os animais só comem comida caseira.(                )
C-    A produção abastece o mercado consumidor. (                    )
6- Qual é a alternativa falsa??????
·         Na pecuária intensiva...
a-(                )Os animais são criados em estábulos.
b-(                ) O gado só come  pastas especiais.
c-(                ) Os animais não produz leite.
 
7- O que é extrativismo? _______________________________________________________________
8-Como pode ser o extrativismo?___________________________________________________________
9-A caça  e a pesca  fazem parte do extrativismo  animal. Certo (          ) errado(             )
10-Os minerais são  produtos encontrados no extrativismo mineral. certo(       )      errado(       )
 
BOA SORTE!!!!!!!!!!!
 
 
GRUPO  ESCOLAR  PROFª.  LÍCIAMARIA  PATERNOSTRO
ALUNO (A) =        _________________________________
SÉRIE  =                     TURNO =MATUTINO
                DATA _____/ ______/ ______  PROFª .=   BÁRBARA
                                    
                          
                                     TESTE DE  HISTÓRIA – III UNIDADE
 
 1)Assinale as alternativas que mostram por que a forma de administração de capitanias hereditárias não deu certo:
(   ) O Brasil era muito grande.
(   ) Os donatários eram 15  e as capitanias eram 12.
(   ) Havia muitas pessoas para trabalhar nas lavouras.
(   )A grande distância entre Brasil e Portugal.
(   ) Ataque de indígenas e estrangeiros.
                                                                                                                                                                                                              CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
2) Quais foram as duas capitanias que prosperaram?
 
R=_________________________________________________________________________________
 
3) Escreva os nomes de algumas capitanias hereditárias:
R=_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
4) Por que foi dado o nome de capitanias hereditárias aos lotes divididos pelo rei Dom Manuel em 1534?
R=______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Correlacione:
 


(1) senzalas                 (    )era onde viviam o senhor do engenho e sua família.

 

(2) casa-grande           (    ) era o lugar onde as pessoas escravizadas dormiam.

 

(3) capela                     (   )era onde se realizavam as cerimônias religiosas.

 

6)Defina: Capitamias______________________________________________________________________

 

7) que quer dizer???Pindorama_______________________________________________________

 

8)Sobre o tratado de Tordesilhas é correto afirmar:

a) Dividiu o mundo a partir de um  maridiano. (      )

b)Não atraiu outros povos.  (         )

c)O tratado passava pelas cidades de Belém, Pará e Laguna.     (        )

 

9) Diferencie:

a) piratas______________________________________________________

b) Corsários_____________________________________________________

 

10)Quem foi o corsário mais famoso????????

(         )Thomas Cavendish.

(         )Themas Cavendish.

(         )Thadeu Cavendish.

 

11) O que os franceses e holandeses buscavam  no Brasil?

R=___________________________________________________________________________________

                                                                                                                                                                    BOA SORTE!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário