Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

IN:http://blog.cancaonova.com/zezinho/?cat=851


MY E-MAIL

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Provas da 4ª unidade


                            GRUPO  ESCOLAR  PROFª  LÍCIA  MARIA  PATERNOSTRO
ALUNO (A)          ___________________________________
SÉRIE  =                TURMA _______    TURNO ___________
DATA _____/ ______/ ______               PROFª -   BÁRBARA
 PROVA -    IVUNIDADE – LÍNGUA PORTUGUESA
 
O JOVEM CARANGUEJO
            Um jovem caranguejo pensou: "por que é que na minha família todos andam para trás? Quero aprender a andar para a frente, e que a cauda me caia se eu não conseguir."
            Começou a exercitar-se às escondidas, entre os seixos do ribeiro natal, e nos primeiros dias a tarefa causou-lhe uma enorme estafa. Chocava contra tudo, machucava a carapaça e atropelava as pernas uma na outra. Mas, a pouco e pouco, as coisas começaram a correr melhor, pois tudo se pode aprender, quando se quer.
            Quando se sentia bem seguro de si, apresentou-se à família e disse:
            _Vejam isto.
            E deu uma magnífica corridinha em frente.
            _Meu filho, _ desatou a chorar a mãe _ deram-te a volta ao miolo? Reconsidera, anda como o teu pai e a tua mãe te ensinaram, anda como os teus irmãos, que te querem tanto.
            Os seus irmãos, porém não faziam outra coisa senão troçar.
            O pai, depois de ter estado a observá-lo severamente por um bocado, disse:
            _Basta. Se queres continuar conosco, anda como os outros caranguejos. Se queres fazer as coisas à tua maneira, o ribeiro é grande: vai-te e nunca mais voltes.
            O bravo caranguejinho estimava os seus, mas estava demasiado seguro da sua justiça para ter dúvidas: abraçou a mãe, despediu-se do pai e dos irmãos e partiu ao encontro do mundo.
            A sua passagem logo despertou a surpresa de um grupo de rãs que, como boas comadres, se haviam reunido para dar dois dedos de conversa em volta de uma folha de nenúfar branco.
            _O mundo anda às avessas _ disse uma rã. _ Olhem-me para aquele caranguejo e digam lá se não tenho razão.
            _Já não há respeito _ disse uma outra rã.
            _Arre! _ disse uma terceira.
            Mas o caranguejo seguiu em frente, é mesmo caso para dizê-lo, no seu caminho. A certa altura, ouviu chamar por ele: era um velho caranguejo solitário, de expressão melancólica, que se encontrava encostado a um seixo.
            _Bom dia _ disse o jovem caranguejo.
            O velho observou-o prolongadamente, depois disse:
            _Onde pensas tu que vais chegar com isso? Também eu, quando era jovem, pensava ensinar os caranguejos a andar para frente. E eis o que recebi em troca: vivo completamente só, as pessoas preferiram cortar a língua a dirigir-me a palavra. Presta atenção ao que te digo, enquanto é tempo: resigna-te a fazer como os outros e um dia agrader-te-ás o conselho.
            O jovem caranguejo não sabia o que responder e ficou calado. Mas dentro de si pensava: "Eu tenho razão".
            E despedindo-se do velho com gentileza, retomou orgulhosamente o seu caminho.
            Irá longe? Fará fortuna? Endireitará todas as coisas tortas deste mundo? Não sabemos, porque ele ainda não parou de caminhar com a coragem e a firmeza do primeiro dia. Apenas lhe podemos desejar de todo o coração:
            _Boa viagem!
Gianni Rodari
 
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
 
1-    Na sua opinião, por que o caranguejo resolveu andar para a frente? Qual o significado dessa decisão?
R=_________________________________________________________________________________
 
2-Você concorda com a afirmação "...tudo se pode aprender, quando se quer"?
R=___________________________________________________________________________________
 
3-   Quem foi mais intolerante com o filho ao ver a novidade: o pai ou a mãe? Justifique sua resposta.
R=_________________________________________________________________________________
 
4-   Como o velho caranguejo explica o fato de ter ficado só?
 
R=________________________________________________________________________________
 
5- Você acredita que é possível consertar todas as coisas deste mundo? Justifique sua resposta.
R=________________________________________________________________________________
 
GRAMÁTICA
1- Cada linha contém apenas um verbo. Faça um círculo ao redor dele.


a) construção - construir - construtor
b) trovão - trovejar - trovoada
c) pescador - pescaria - pescar
d) risonho - risada - rir
e) salvar - salvação - salvador


 
2- Escreva os verbos abaixo no infinitivo.


 
andava _______________________________
escorreguei ___________________________
encontrou ____________________________
beberá ______________________________
sorriste ______________________________


 
3- Complete as frases usando corretamente por que, por quê, porque e porquê.
 
a) Não reclames, ________________________ é pior.
b) _______________________ você fez isso comigo?
c) Carla não saiu? _______________________?
d) Não entendi o ______________________ de tanta reclamação.
e) Faltou à aula ___________________ estava doente.
4- Sublinhe e classifique os advérbios das frases abaixo:
 
a) Ontem você agiu com sabedoria. Parabéns! _____________________________________
b) Possivelmente chegarei atrasado no encontro. _______________________________________
c) Tenho trabalhado demais no escritório. _________________________________________
d) Não posso continuar aqui neste lugar. ______________________________________
e) Augusto sempre me dá um presente no meu aniversário. ____________________________________         
5- Copie as frases, completando – as com pronomes pessoais retos:


a) ______toco violão
b) ______tem suas razões
c) ______resolver os teus problemas
d) ______encontramos muitas dificuldades em nossos cominhos
e) ______cantam como profissionais
f) ______estudam bastante.


 
6- Passe o verbo para o tempo presente:
a)      Eu entrei em casa._______________________________________________________
b)      Fechou os olhos com força.________________________________________________
c)      Eu ficarei aqui sozinho.____________________________________________________
d)     Você verá tudo___________________________________________________________
 
7-Em que tempo está o verbo destacado? Presente, passado ou futuro????
a)      A noite soprou um vento forte.___________________________________________
b)      Ficarei aqui sozinha com eles.____________________________________________
c)      Chegaremos amanhã bem cedo.___________________________________________
d)     Cara-de-pau acreditava na noite.__________________________________________
e)      Eles se acomodaram num canto.__________________________________________
8-Complete o texto com os verbos do quadro:
 
Passou -voava  - está  - doer  - estava  - disse  - hesitar   viu
 
            Uma vez ____ um gafanhoto sentado numa pedra cor-de-rosa, quando _____ uma borboleta azul. Dum azul tão lindo que até faz _______ os olhos. A borboleta que ______ baixo _____ o gafanhoto sentado e triste. E _____-lhe depois de _____ um momento, um momento pequenino:
-          Por que você ______ triste?
 
9-Sublinhe o sujeito das frases:


a) Uma fêmea caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora.
 
b) O jogador está machucado.
 
c) O macaco comeu todas as bananas.
 
d) A professora ensinou sujeito e predicado.
 
e) A Terra gira em torno do Sol.
 
f) Os lavradores preparam a terra.


 
10- Forme frases no tempo


a- Presente________________________________________________
b-Passado_________________________________________________
                                                        
BOA SORTE!!!!
 
 
 
                            GRUPO  ESCOLAR  PROFª  LÍCIA  MARIA  PATERNOSTRO
ALUNO (A)          ___________________________________
SÉRIE  =                TURMA _______    TURNO ___________
DATA _____/ ______/ ______               PROFª -   BÁRBARA
 PROVA -      IV UNIDADE – LÍNGUA PORTUGUESA
                                  ESTUDO DO TEXTO:    O LEÃO E O RATO
Estava um rato prestes a ser devorado por um gato faminto quando um leão que passava por perto, comovido com seu desespero, espantou o gato pra longe. Refeito do susto, o ratinho agradeceu:
– Muito obrigado por salvar minha vida, majestade. O senhor é o rei da floresta e não precisaria se incomodar com um ser tão insignificante como eu. Mas um dia eu hei de lhe retribuir este favor.
O leão, que não havia feito aquilo pensando em recompensa, seguiu o seu
caminho:
– Pobre ratinho, como poderia ele retribuir um favor ao rei dos animais?
No dia seguinte, o leão estava andando distraído quando pisou numa rede estendida para
 
aprisioná-lo. Assim que pôs a pata na armadilha, a rede se fechou sobre o seu corpo.
– Ai de mim. Ficarei aqui a noite inteira até que cheguem os caçadores e me matem sem dó nem piedade.
Eis que pela estrada vem passando o ratinho seu amigo. Ao ver o leão naquela situação, prontificou-se no mesmo instante:
– É já que vou retribuir o favor que você me fez.
E pôs-se a roer as cordas até livrar o leão da rede dos caçadores.
Fábulas de Esopo. Adapt. de Ivana Arruda Leite. São Paulo: Escala Educacional. 2004.


 


1-ASSINALE COM UM X AS RESPOSTAS CORRETAS


QUESTÃO 01
A fábula recebeu esse título porque:
a) indica que o leão é o rei dos animais.
b) indica quem são os personagens principais.
c) indica que o leão e o rato são os personagens secundários.
d) nega os fatos importantes acontecidos com todos os personagens.
QUESTÃO 02
A atitude do leão para salvar o rato demonstra:
a) inveja do gato.
b) piedade pelo rato.
c) desprezo pelo rato.
d) egoísmo por ser mais forte.
QUESTÃO 03
O sentimento do rato em relação à atitude do leão indica:
a) astúcia.
b) vaidade.
c) gratidão.
d) liberdade.
QUESTÃO 04
O leão foi aprisionado por causa:
a) da sua distração.
b) da mata fechada.
c) do desejo de vingança do gato.
d) do seu desconhecimento do ambiente.
QUESTÃO 05
O ensinamento coerente com os fatos dessa fábula é:
a) O orgulho leva à morte.
b) É melhor confiar desconfiando.
c) Quando a sorte muda, os fortes necessitam dos fracos.
d) Aos poderosos, tudo se desculpa; aos miseráveis, nada se perdoa.
QUESTÃO 06
O trecho “[...] quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo” comprova que
os caçadores pretendiam:
a) caçar o leão.
b) ajudar o rato.
c) testar a armadilha.
d) caçar qualquer animal.
QUESTÃO 07
O adjetivo pobre, empregado no 4º parágrafo, expressa:
a) posição social.
b) falta de dinheiro.
c) motivo de orgulho.
d) digno de compaixão.
QUESTÃO 08
No texto, a palavra que significa próximo de acontecer é:
a) prestes.
b) retribuir.
c) comovido.
d) prontificou-se.
QUESTÃO 09
O verbo refazer foi empregado no texto como sinônimo de:
a) reparar, arrumar.
b) reorganizar, reformar.
c) fazer de novo, corrigir.
d) restaurar as forças, revigorar-se.
QUESTÃO 10
A fala do leão preso na armadilha confirma que tipo de sentimento?Explique____________________________________________________________________________________________________








GRAMÁTICA


1-Circule  o sujeito e  grife o predicado de cada frase:



      a)Os dinossauros também viveram nos polos.
b)Nos últimos dez anos, muitos abandonaram seus sonhos.
c)Naquele momento, foram saindo disfarçadamente os culpados.
d)São inadmissíveis os crimes de guerra na França.
e)Nestes livros, muitos autores contam sua experiências pessoais.
   


    2- Identifique as interjeições:


a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!


 
3- Escreva o que se pede:
a) Ontem, Lucass  lavou o carro.
Sujeito:_________________________________
Predicado:_______________________________
Verbo___________________________________
b) O professor chegou agora.
Sujeito:_________________________________
Predicado:_______________________________
Verbo___________________________________
 
c) Mariana e Luana chegaram cedo e saíram tarde.
Sujeito:_________________________________
Predicado:_______________________________
Verbo___________________________________


 
04. Complete as frases com os sujeitos dos quadros abaixo:  o texto – o tato – a carrocinha – o celular -o rapaz e a moça – o futebol:
 


a) ___________ é um meio de comunicação.
 
b) ___________ é um dos esportes que os meninos mais gostam de praticar.
 
c) ___________ é estavam namorando.
 
d) ___________ que você escreveu ficou excelente.
 
e) ___________ levou meu cachorro.
 
f) ___________ pode ajudar o cego a ler.


 
5-  Complete as frases usando corretamente por que, por quê, porque e porquê.
 


a) Não olhes, ________________________ é pior.
b) _______________________ você fez isso comigo?
c) Cristina não saiu? _______________________?
d) Não entendi o ______________________ de tanta armação.
e) Faltou à ginática ___________________ estava doente.


 
6--Passe  as frases para o tempo presente:
a- Eu entrei em casa._____________________________________________________
b- Fechou os olhos com força.______________________________________________
c-  Eu ficarei aqui sozinho._________________________________________________


 
7- Complete o texto com os verbos do quadro:
Passou  voava   está   doer  estava   disse   hesitar   viu
 
            Uma vez ____ um gafanhoto sentado numa pedra cor-de-rosa, quando _____ uma borboleta azul. Dum azul tão lindo que até faz _______ os olhos. A borboleta que ______ baixo _____ o gafanhoto sentado e triste. E _____-lhe depois de _____ um momento, um momento pequenino:
-          Por que você ______ triste?


 
8- . Em que tempo está o verbo destacado?
A- A noite soprou um vento forte.______________
B- Ficarei aqui sozinha com eles._____________________
http://www.ecartooes.com/img/smilinguido/smilinguido_38.jpgC- Chegaremos amanhã bem cedo.___________________
D- Cara-de-pau acreditava na noite.____________________
E Eles se acomodaram num canto.____________________
 
9-Forme frases no tempo


a- Presente________________________________________________
b-Passado_________________________________________________
c-Futuro________________________________________________
10-Passe os verbos para o futuro do presente:
a- Amanhã  viajo cedo._______________________________________
b- Os raios do Sol aquecem a Terra.____________________________________
c- Eles acenderam as luzes durante o dia. __________________________________
 
BOA SORTE!!!!
 
 



 
 
 GRUPO  ESCOLAR  PROFª  LÍCIA  MARIA  PATERNOSTRO
                                  ALUNO (A)          ___________________________________
                                   SÉRIE  =                TURMA _______    TURNO ___________
                                  DATA _____/ ______/ ______               PROFª -   BÁRBARA
 REORIENTAÇÃO -  IV UNIDADE – LÍNGUA PORTUGUESA


TEXTO COM INTERPRETAÇÃO :  
       O galo que logrou a raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço de paz e amor.

 
-Muito bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, - esperteza e meia.


INTERPRETAÇÃO




1-Em “Um velho galo matreiro, percebendo...” – a palavra sublinhada significa:



A( ) notando
B( ) adivinhando

C( ) supondo
D( ) prevenindo




2- Em ...”percebendo a aproximação da raposa...” – apalavra sublinhada pode ser substituída por:



A( ) proposta
B( ) intenção

C( ) voz
D( ) chegada




3- E “empoleirou-se numa arvore” – a palavra sublinhada pode ser substituída por:



A( ) escondeu-se
B( ) subiu
C( ) pulou
D( ) encolheu-se



4- Em “a raposa, desapontada, murmurou consigo” – a palavra sublinhada significa:



A( ) disse em voz baixa
B( ) falou disfarçadamente
C( ) resmungou
D( ) pensou




5- Em “Muito bem! – exclamou o galo.”- a palavra sublinhada significa:



A( )falar em voz alta e com admiração.
B( ) falar em tom de censura.
C( ) falar demonstrando aprovação.
D( ) falar em tom autoritário.



6- Em “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras” – a expressão sublinhada equivale a:



A( ) entre as
B( ) apesar das
C( ) longe das
D( ) sem as



7- Em “... e tratou de por a fresco”, a expressão sublinhada quer dizer:



A( ) ir para um lugar que não faça tanto calor.
B( ) sair para o ar livre.
C( ) ir saindo.
D( ) colocar-se a salvo.




8- Em “E raspou-se” significa:



A( ) saiu calmamente.
B( ) saiu precipitadamente.
C( ) escondeu-se.
D( ) feriu-se.



9- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou:



A( ) zangada.
B( ) decepcionada.

C( ) indiferente.
D( ) contente.


10-A respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em  quê? __________________________________________________________________________
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiG8iFv8Ab7IBGWfRNCwV5vcs_W3nBe9uqJC_phCtqw4NQS2NNCYVlJydFH3hbzGVs2Hy3vrp4RcHko-A_3OiUDd7uWOWV-h9w9UBj8M2UomPRWzUNA1gLjEDHjwqmvrN_iLVXyxFsuulA/s1600/imagemhhhhh.bmpGRMÁTICA
1) Observando a cena  diga qual é a interjeição usada nessa situação.
 
_____________________________________________________
 
2- Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro:
alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado 
 


a) _____________ não chova amanhã.
b) _____________! Escola!
c) _____________?! Quem está falando?
d) _____________! Preciso de ajuda!
e) _____________! Seu vira-lata sem dono!
f) _____________! Acabei a tarefa!


 
 
3- Escreva o que se pede:
a) Você estuda à noite?
Sujeito:________________________________________
Predicado:_____________________________________
Verbo________________________________________
 
b) Eles compraram discos na discoteca.
Sujeito:________________________________________
Predicado:_____________________________________
Verbo________________________________________
 
c) Ontem, Marcos trocou o carro.
Sujeito:________________________________________
Predicado:_____________________________________
Verbo________________________________________
 
4 - Complete as frases usando corretamente por que, por quê, porque e porquê.
 
a) Não chores, ________________________ é pior.
b) _______________________ você fez isso comigo?
c)  Viviane não caiu? _______________________?
d) Não entendi o ______________________ de tanta malhação.
e) Faltou à aula ___________________ estava cansado.
5-Escreva frases usando os pronomes abaixo:
a)                 Nós____________________________________________________
b)                  Sua Excelência___________________________________________
c)                  Senhor_________________________________________________
d)                 Ela____________________________________________________
e)                  Tu_____________________________________________________
6-  Passe as frases para o plural grife os verbos e  circule os pronomes:


a)     Meu irmão é meu melhor amigo. _____________________
    b)    Você não pode fazer caretas para ela. _________________
    c)     Por favor, senhor, sente-se. ____________________________
    d)    Eu não poderei chegar a sua casa a tempo.____________________


 


7- Passe as frases para o futuro:

a)      O pai chegou pouco depois da oito.________________________________

 

b)      O homem deixou o livro de lado.______________________________________________

 

c)      Celina e Marcos   soltaram lágrimas de tanto rir._________________________________

 

d)     Eu gostei das  roupas que mamãe comprou.___________________________________

8-Faça a correspondência. Veja o exemplo:

(a) Eu e meu irmão            (  ) encontrei um velho amigo.

(b) Ah! Vocês                       (  ) já pagaste o pão?

( c ) Carlos                            (  ) volta hoje para casa.

(d) Eu                                    (  ) correrá na maratona.

(e) Meu tio                            (  ) olhariam as estrelas e se apaixonariam.

(f) Tu                                      (  ) guiava lentamente pela avenida.

(g) O atleta                            (  ) terminas esse trabalho para mim?

(h) Maíra e Alex                   (  ) confirmarão a viagem só amanhã.

                                              (a) conversávamos sobre cinema.

9-Passe as frases do futuro :

a)    Você correu para a praia.  ________________________

b)    Nós partimos para outra cidade. ____________________

c)    Eles procuram um novo emprego.  ___________________

 

10- Complete as frases com os verbos nos tempos pedidos:

a)    Se nós _____________ com você, mamãe sorriria. (brincar – futuro)

b)    Quando eles ______________ a porta, nós cantaremos parabéns. (abrir – futuro)

c)    Nós desejamos que vocês ______________ conosco para o almoço. (ficar – presente)

d)    Elas não __________________ as balas. (dividir – pretérito))

 

 

 

 

 BOA SORTE!!!!                                             

 

piriaBOA SORTE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário