Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

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terça-feira, 3 de setembro de 2013

PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL


 PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL



OBJETIVOS

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;

· Apreciar textos literários;

· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;

· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;

· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;

· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;

· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;

· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.

EIXOS
HABILIDADES
Linguagem oral
· Leitura de imagens,
· Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
· Roda de conversa,
· Declamar poesias,
· Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
· Relatar experiências vividas,
· Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
· Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
· Falar trava-línguas,
· Defender suas ideias com argumentação
Prática de leitura
· Leitura compartilhada diária,
· Roda de leitores,
· Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
· Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
· Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
· Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
· Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
· Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
· Identificar e descrever personagens,
· Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
· Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
· Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
· Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto
· Empregar letra maiúscula corretamente,
· Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
· Utilização correta da pontuação,
· Grafia correta das palavras,
· Segmentação correta de frases e textos,
· Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
· Produzir texto e revisá-lo.

Conteúdos

1º BIMESTRE

· Produção de texto: conto

· Leitura, produção e interpretação

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.

- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

- Divisão silábica dos dígrafos

- Gramática

- Fonema e letra

- Encontro vocálico

- Dígrafo

- Silaba tônica

2º BIMESTRE

· Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos

· Leitura, produção e interpretação

· Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

· Ortografia:palavras com som de x

· Gramática: substantivo e preposição,

- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

· Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

· Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.

· Gramática

- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

- Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

· Textos informativos e expositivos

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

· Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA

· Gramática

· Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais

· Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM


· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;

· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.

EIXOS
HABILIDADES
Operações com números
· Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
· Campo aditivo e multiplicativo,
· Compor e decompor números,
· Reconhecer ordens e classes,
· Citar o antecessor e sucessor dos números,
· Sistema monetário,
· Expressões numéricas,
· Cálculo mental,
· Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
· Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma
· Compor de decompor figuras geométricas planas,
· Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
· Associar sólidos ao seu molde.
· Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas
· Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
· Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação
Construir e interpretar tabelas e gráficos.

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

· Números

- S.N.D até 1.000

- Leitura

- Escrita

- Composição e decomposição

- Ordem crescente e decrescente

- Sucessor e antecessor

- Algarismos romanos

- Números – ordens e classes

- Situações problemas

- Adição e subtração simples e com reserva

· Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

· Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

· Números

· Adição e subtração com reserva

- Multiplicação com até 3 algarismos

- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.

· Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas

· Espaços e formas: paralelepípedo

· Tratamento de informação: Noções de gráficos

3º BIMESTRE

· Números

- Adição, subtração e multiplicação

- Divisão com 2 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

· Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

· Grandezas e medidas: perímetros

· Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

· Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE

· Números

- Multiplicação e divisão com 3 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

· Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

· Grandezas e medidas: áreas de figuras planas

· Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

· Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS

OBJETIVOS

· Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,

· Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,

· Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,

· Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

· Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

· Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

· Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

EIXOS
CONTEÚDOS
Ambiente
· Relação entre os seres vivos e o ambiente,
· Características da água, do ar e da atmosfera.
Ser humano e saúde
· Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
· Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos
· Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,
· Doenças de veiculação hídrica
· Meios de proliferação e transmissão de doenças

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

· Investigando a matéria

- Estados físicos

- Propriedades e transformações da matéria

· A água na terra

- Preservando a água no nosso planeta

- Estados físicos

- O ciclo da água

- A água e as misturas

· O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE

· O alimento e os seres vivos

- Cadeias alimentares

- As relações ecológicas

- Os ecossistemas

· Nutrição do corpo humano

- Para que servem os alimentos

- Bons alimentares

- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE

· Atividades do corpo humano

- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE

· A tecnologia e os alimentos

- Conservação e industrialização dos alimentos

- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos

HISTÓRIA

OBJETIVOS

· ·Sua identidade e origem na história;

· Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;

· Conhecer a os fatos históricos do estado

· Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

· Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

· Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

· Registrar informações pessoais;

· Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas

EIXOS
CONTEÚDOS
História das organizações populacionais
· Origem do Estado.
· Populações locais (indígenas)
· Organização do espaço,
· Os indígenas no RN,
· Colonização do RN.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.
· Movimentos que aconteceram no RN,
· Imposições culturais e religiosas no RN,
· Manifestações Culturais.
Organizações Políticas e Administrativas
· Ocupação do espaço do RN,
· Confederação dos Índios Cariris,
· Revoltas pela Independência
· Abolição dos escravos Brasil e RN,
· Governos do estado do RN,
· Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

· Os povos indígenas do Brasil

· Descobrimento

· Os povos africanos

· Origem do RN: população e colonização

· Organização do espaço do RN.

2º BIMESTRE

· Movimentos que aconteceram no RN,

· Imposições culturais e religiosas no RN,

· Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

· Movimentos que aconteceram no RN,

· Imposições culturais e religiosas no RN,

· Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

· Abolição dos escravos Brasil e RN,

· Governos do estado do RN,

· Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA


OBJETIVOS

· Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

· Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

· Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

· Identificar os limites e governo do Estado;

· Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

EIXOS
CONTEÚDOS
Paisagens urbanas e rurais
· A construção do espaço do RN
Espaço geográfico do RN
· Natureza, economia do RN
Cartografia
· Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.

 

1º BIMESTRE

· A Terra ( livro)

- Conhecendo o nosso planeta

- A forma e os movimentos

- Oceanos e continentes

· A representação da Terra

- Mapas

- A representação do espaço no papel

· A localização no planeta Terra

- Paralelos e meridianos

- Os lugares e a sua localização

2º BIMESTRE

· A geografia e o Rio Grande do Norte

- O RN e a região nordeste

- O RN na América do sul e no mundo

3º BIMESTRE

· A construção do espaço do RN

- As nações indígenas

- Ocupação e colonização do espaço do RN.

 

Prezado, sua benção!

Padre por favor me ajude. Moro em Belmonte-BA, uma cidade onde o povo é muito envolvido com ocultismo. Na noite passada roubaram uma  blusa minha dovaral. Nunca tinham feito isto!Creio muito em Deue e em Sua proteção.

Mas ore comigo, por favor por esta pessoa que pegou este objeto, para que não seja utilizado para a maldade; e que desde já sejá quebrada toda espécie de intenção ou ato diabólico.

Desde já sou grata. Amém!

 

 

 

PLANEJAMENTO 2013

Oração do Professor

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.Quero renovar cada dia à coragem de sempre recomeçar.Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.
Amém!

 

PLANO ANUAL DO 5ºANO


PLANO ANUAL DE 4ªSÉRIE / 5º ANO
Português

Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
§ Participar de situações de intercâmbio oral;
§ Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
§ Apreciar textos literários;
§ Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
§ Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
§ Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
§ Revisar textos em parceria com os colegas;
§ Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
Conteúdo
§ Texto instrucional
§ Texto jornalístico
§ Texto científico
§ Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
§ História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
§ Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
§ Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
§ Leitura silenciosa, oral, em grupos.
§ Ficha de leitura: oral e escrita.
§ Interpretação oral, escrita e com desenhos.
§ Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
§ Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
§ Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
Metodologia
§ Contar história aos alunos para que façam a reprodução da mesma.
§ Ouvir histórias em Cds.
§ Apresentar histórias em quadrinhos no retro-projetor e depois sugerir que criem a sua história.
§ Apresentar em folha fotocopiada um desenho que dê uma idéia de história com início, meio e fim.
§ Fornecer material para o aluno com o início da história, o meio e o fim e ele deverá continuar estas partes.
§ Escrever palavras para que delas o aluno crie uma história.
§ Um grupo faz as palavras e outro faz as rimas. Depois da volta ao’ grupo inicial, criar um texto poesia com rimas.
§ Apresentar vários exemplos de poesias sem rimas para que o aluno leia e possa criar.
§ Criar quadrinhas e versinhos em datas comemorativas, como dias das mães, pais, criança, etc.
§ Explicar como se faz uma dissertação usando argumentos corretos, dando sua opinião.
§ Fazer comentários partindo de gravuras.
§ Estatuto da criança e do adolescente.
§ Produzir receitas de comida, chá... contendo “ingredientes” e modo de preparo, também para melhorar o Brasil.
§ Trabalhos em grupo.
§ Experiência.
§ Entrevista.
§ Apresentar bulas de remédios e pedir para que os alunos criem bulas: com indicações, modo de usar, precauções...
§ Criação de livros com ilustrações.
§ Gincana das melhores produções.
§ Aula na biblioteca e depois fazer a ficha de leitura escrita do livro que leu.
Descrever: objetos, animais, pessoas, bairro, município, estado (todos com ilustrações).
§ Apresentar biografias: do próprio aluno, do pai, da mãe, de autores de livros...
Narrar histórias e escrevê-las, filmes, jogos de futebol, novela, programas de TV...
§ Música: cantar, trocar a letra, criar novas músicas; Karaoquê; Cantos didáticos.
§ Fazer propagandas de comércio, da escola, de produtos, outdoors.
§ Criar slogans que tenham mensagens para conscientizar o povo brasileiro.
§ Fazer lista de compras dos alimentos que a família consome durante um mês, pesquisar os preços e comparar com o salário mínimo.
§ Partes de uma carta, bilhete, telegrama, convite, etc.
§ Escrever carta ao amigo, e-mail.
§ Carta cifrada.
§ Escrever carta para empresas elogiando a criação de algum produto.
§ Levar as cartas até o correio para que possam ser enviadas.
§ Criar bilhete para um vizinho, professora, amigo, mãe...
§ Correio na escola.
§ Escrever convites para festa de aniversário, páscoa, criança, etc.
§ Criar anúncios: observar os anúncio em jornais e criar anúncios de vendas, compra, aluguel.
§ Pesquisa sobre o animais em geral: onde vivem, como se alimentam...
§ Elaborar perguntas e entrevistar colegas, pessoas idosas do bairro, etc.
§ Diálogos com pessoas.
§ Partindo dos textos criados, escolher os melhores para fazer parte de um livro.
§ Uso da sala de informatica.
§ Dramatizações.
§ Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
§ Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
§ Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
§ Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente.
§ Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
Recursos
§ Livros didáticos e paradidáticos.
§ Meios de comunicação audiovisuais.
§ Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
§ Biblioteca
§ Sala de informática
§ Estudo do meio
Avaliação
§ Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§ Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto incial, quanto processual e final.
§ Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


Matemática

Objetivo geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
§ Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
§ Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
§ Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
§ Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
§ Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
§ Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
§ Origem dos números;
§ Numeração egípcia;
§ Numeração romana;
§ Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
§ Números pares e ímpares;
§ Ordem crescente e decrescente;
§ Antecessor e sucessor;
§ Valor posicional;
§ Idéia de número e numeral;
§ Leitura e escrita de numerais;
§ Composição e decomposição de números;
§ Números ordinais;
§ Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
§ Prova real;
§ Expressões numéricas;
§ Sentenças matemáticas;
§ Situações problema envolvendo as 4 operações;
§ Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
§ Múltiplos e divisores;
§ Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
§ Formas de uso do dinheiro;
§ Números irracionais;
§ Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
§ Porcentagem;
§ Sistema de medidas:
§ medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
§ Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Metodologia
§ Trabalhos em grupo e individual;
§ Leitura
§ Pesquisa
§ Dramatização
§ textos informativos
§ contagem em grupos
§ Exercícios e atividades de fixação
§ Jogos
§ escrita de números
§ exercícios com situações problema
§ trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
§ Entrevistas
§ Preenchimento de cheques
§ Leitura e escrita dos valores
§ Gincanas
§ Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
§ Construir retas e semi-retas
§ Calcular a superfície (escola, casa, etc)
§ Criar situações problema com os assuntos estudados
§ levantamento de informações
§ Registro de dados
§ Riscussões
§ Troca de idéias
§ Produções de texto
§ Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)
Avaliação
§ Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§ Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
§ Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

Geografia

Objetivos
§ Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção d diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
§ Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
§ Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na contrução da vida em sociedade;
§ Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
§ Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reinvindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
§ Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
Conteúdos
§ O espaço urbano e o espaço rural;
§ Os transportes e as comunicações;
§ A dinâmica da natureza;
§ A população e as regiões do Brasil.
§ Mapas
Metodologia
§ Uso do quadro;
§ Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
§ Desenhos da casa, do caminho de casa à escola;
§ Entrevista, fotografias antigas e atuais;
§ Linha do tempo;
§ Criação de mapas do município e do estado com legendas;
§ Localização da cidade, Estado, regiões e país;
§ Mapas ;
§ Confecção de mapas;
§ Anotações, atividades, jogos;
§ Pesquisas;
§ Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e pecuária;
§ Relacionar as principais atividades econômicas;
§ Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
Avaliação
§ Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§ Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
§ Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
História


Objetivos
§ Reconhecer relações sociais
§ Reconhecer a existencia de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
§ Reconhecer a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais

Conteúdo
§ A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
§ A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
§ Descobrimento;
§ Colonização;
§ Mineração;
§ Trabalho escravo;
§ Café;
§ Independência
§ República;

Metodologia

§ Exploração oral;
§ Pesquisas dirigidas sobre os temas, levantamento de questões, relatos e registros de informações;
§ Desenhos, recortes e colagens;
§ Propor questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações;
§ Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
§ Relacionar as principais atividades econômicas com o desenvolvimento social e cultural de cada período histórico;
§ Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
§ Linha do tempo;
§ Uso de recursos midiáticos

Avaliação
§ Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§ Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
§ Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.




Ciências


Objetivos
§ Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
§ Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
§ Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
§ Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
§ Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
Conteúdo
§ Universo e Sistema Solar;
§ Planeta Terra;
§ Solo, ar e água;
§ Meio ambiente e preservação ambiental;
§ Poluição;
§ Corpo humano e seus sistemas.

Metodologia
• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
§ Relatos de experiências pessoais;
§ Projetos de estudos;
§ Seqüências de atividades;
§ Estudo de textos;
§ Experimentos ;
§ Uso de recursos midiáticos.

Avaliação
§ Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
§ Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
§ Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

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