Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

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sábado, 29 de setembro de 2012

Atividades para a semana da criança

      Atualmente, verifica-se uma maior preocupação com a formação das crianças: tanto pais, como educadores, procuram a melhor forma de as tornarem responsáveis, equilibradas, etc, contudo, não é raro esquecerem-se que o brincar pode ser uma "ferramenta", por excelência, para que a criança desenvolva essas qualidades.
     Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação.
Por isso, busquemos na semana em que comemoramos o dia das crianças, promover atividades  que explorem e nos faça refletir sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. 



terça-feira, 11 de setembro de 2012

MÓDULO PLI


MÓDULO PLI

UNIDADE 1


CHAVE DE CORREÇÃO   DA  MODÚLO PLI.   
PNLD - Programa Nacional do Livro Didático
Programa Nacional do Livro Didático Educação de   Jovens e Adultos
Programa Nacional biblioteca na Escola
B)
Tanto cidadania quanto gestão democrática colaboram com o professor na escolha dos melhores livros, pois são os docentes quem conhecem o contexto escolar. O professor em conjunto com a equipe gestora trabalham para diagnosticar as necessidades da sala de aula e promover diferentes oportunidades com o programa do livro.

C)     As pessoas com quem obtive contato, não conhecem o programa do livro, mas reconhecem a importância da utilização desse material em sala de aula. Percebem que os alunos deveriam ter cuidado com esse material que é tão caro para o bolso dos pais e a escola pública fornece de graça.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      UNIDADE 2                                                                            
2  )   Em principio o instituto nacional do livro(INL) foi criado com a função de legitimar o livro didático nacional e incrementar a sua produção. Agora nota-se que o programa nacional do livro didático (PNLD) tem a concepção de distribuição tem como Tonica a melhoria da qualidade do ensino assim como a formação de leitores.

3 )    Notificava-o que a escola será atendida pela reserva técnica disponível nas secretarias de educação estaduais e municipais, porem para que isso aconteça é necessário o cadastramento imediato da unidade de ensino no senso escolar. Depois acessar o site do INEP, escolher a opção cadastramento dinâmico e registrar a escola recém-criada a qualquer momento. Dai não haverá mais surpresa e nem com que se preocupar.

4)
O processo da escolha dos livros didáticos é feito em um único dia, onde os mesmos são avaliados pelos professores, de acordo com o processo que tomamos conhecimento.
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fazer necessária, pois nem sempre é possível a aquisição da 1ª opção.


5) 
A  Escola visitada   possui  um acervo  bibliotecário pequeno  porém os alunos  utilizam  os dicionário em sala de aula  quando necessário  com a orientação dos professores.  Sugestões para melhorias, levar  os alunos  a biblioteca   divididos em pequenos grupos  
A  Escola visitada   não possui  um acervo  bibliotecário pequeno  porém os alunos  utilizam  os dicionário em sala de aula  quando necessário  com a orientação dos professores.  Sugestões para melhorias, levar  os alunos  a biblioteca   divididos em pequenos grupos ,
6) 
Escola pesquisada recebe alunos com deficiência visual e são atendidos normalmente em sala de aula , mais em outro horário as crianças são atendidas por um profissional da educação  
Capacitado  para atender essa crianças com deficiências que os alfabetiza utilizando material didático em Braille, fornecido a escola .
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o processo de leitura.

7)  . As escolas visitadas  não possuem  biblioteca  apenas  possuem  um pequeno acervo  que deixa a desejar pois não seria o suficiente para atender a  toda clientela da escola.  Em conversa, percebeu-se   que existe  sim algumas obras  paradidáticas importantes, porém, estas ficam a disposição do educando em  “cantinhos” reservados para a leitura.  Ainda assim faz-se necessário   mais incentivo  para os  alunos  tenham gosto pela leitura e passe a utilizar mais  o acervo .
  
UNIDADE 3  


8)  B)  

 Para  acontecer este concurso, bimestralmente e necessário  realizar o dia da família na escola ,   para junto família  e   escola  possam  constituir uma comissão julgadora  para avaliar  os livros  dos alunos  que foram  apresentados a comissão em melhor estado , e assim Mostrar toda a comunidade escolar o valor do livro didático, que é indispensável   a sua conservação  para   melhor ser utilizado   durante três anos.

9)

• elaborar, em conjunto com o FNDE, os editais de convocação para avaliação e seleção de obras para o Programa;
• promover a pré-análise e a avaliação pedagógica dos
livros didáticos e demais materiais inscritos para o Programa;
• analisar e aprovar o projeto apresentado pelas instituições para realizar a avaliação pedagógica das obras
inscritas no Programa, bem como atestar acerca da
execução do respectivo objeto;
• elaborar o guia de livros didáticos para a escolha das
obras aprovadas na avaliação pedagógica;
• acompanhar o processo de escolha dos livros didáticos do Programa;
• planejar e desenvolver ações objetivando a melhoria
do processo de escolha dos livros didáticos pelas escolas e a participação dos professores;
• avaliar a eficiência do Programa nas questões que envolvem os aspectos pedagógicos; e
• propor, implantar e implementar ações que possam
contribuir para a melhoria da execução do Programa;
10 = Gabarito
1. FNDE;
2. Falta de livro didático;
3. SISCORT;
4. Reserva Técnica;
5. Censo Escolar;
6. Internet;
7. Distribuição;
8. Segundo Bimestre;
9. Biblioteca Escolar;
10. Redução dos Custos;
11. Inscrição;
12. Consultar;
13. Cadastrar;
14. Professores;
15. Escolha;
16. Login e Senha;
17. Livros Didáticos;
18. Carta Azul;
19. Controle Social;
20. Remanejamentos.

11                                                                          
As inovações tecnológicas estão alterando os padrões de relacionamento dos setores públicos, principalmente na educação. A eficiência dos procedimentos neste setor cresceu visivelmente, possibilitando assim maior efetividade das políticas públicas educacionais, as quais  não se restringem ao relacionamento  superficial do governo com esse público. Até mesmo o remanejamento de livros entre escolas hoje em dia é feito online .
Por fim a modernização administrativa proporciona um contato mais eficaz entre escolas e o FNDE, facilitando assim todo o andamento educacional do país.