Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

IN:http://blog.cancaonova.com/zezinho/?cat=851


MY E-MAIL

domingo, 30 de maio de 2010

PROJETO DE INTERVENÇÃO: JORNAL NA ESOLA

PROJETO JORNAL NA ESCOLA
TEMA: Eu Faço Parte Dessa História...
PROBLEMA:
Como maneira de diversificar a forma de aprender e ensinar, a escola aderiu a estas novas formas de trabalhar a produção textual, pois já não se faz necessário escrever sempre as mesmas coisas e do mesmo jeito; é preciso incentivar o educando a criar e escrever a sua própria história de várias formas e com novos contextos. Ás vezes os Professores trabalham as informações de acordo com seu plano de trabalho, procurando desenvolver junto aos seus alunos as habilidades que não os levam a criticar, sugerir, ler, interpretar e até mesmo de escrever sobre diversos assunto. Tais habilidades são indispensáveis nessa sociedade em que tudo envolve muita interpretação. O professor como mediador tem papel fundamental na articulação destas informações, principalmente na filtração para o uso na educação. A busca através da pesquisa proporciona muitas descobertas, principalmente quando os mesmos produzem as suas próprias informações. Alunos resgatam sua auto-estima ao descobrir que sua produção pode ser trabalhada por outros colegas, valorizando ainda mais a sua produção. O trabalho com informativos ou jornais escolares são exemplos de produções significativas que vem ganhando campo em muitas escolas, principalmente por possibilitar um universo de abordagens. O projeto “jornal Escolar” visa proporcionar informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a produção e participação direta dos alunos, desta forma desenvolvendo os mais variados tipos de habilidades.

O “Jornal escolar” visa a superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes, presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos etc.
PÚBLICO ALVO:

O projeto será direcionado a educadores, equipe técnica e educandos do 4º ciclo ( 8ª série) do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Canavieiras-BA.
JUSTIFICATIVA:

O jornal, como fonte primária de informação (FARIA, 2005) pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos leitores envolvidos, principalmente se essa comunicação abordar princípios pedagógicos e de conhecimentos. A interpretação, a produção, os erros ortográficos e gramaticais, a falta de criatividade são fatos que preocupam a educação atualmente, mesmo com tantas inovações metodológicas, a forma com que o sistema avalia nossos alunos continua a mesma. As avaliações que medem os índices de níveis de aprendizados cobram muito a interpretação e a produção. Conseqüentemente professores buscam na medida do possível trabalhar vários tipos de linguagem textual para tentar amenizar os índices. Um jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discernir, corrigir, etc.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL

Utilizar a produção do jornal para informar, comunicar, integrar e atacar os problemas relacionados à composição textual, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas de nível institucional e educacional à comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular a leitura e escrita;

- Despertar a criatividade; -

Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;

- Promover a integração dos alunos;

- Divulgar informações institucionais e educacionais;

- Trabalhar informações e temas atuais;

- Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações;

- Incentivar a cooperação;

- Elaborar uma produção significativa;

- Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;
REVISÃO DE LITERATURA:

Segundo TAJRA (2001: 137), A produção de textos é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nossos conhecimentos. Quem se expressa, expressa-se em função de alguma situação e finalidade; quem conclui desenvolve uma visão critica sobre algo. O jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, já que na elaboração do roteiro poderá ser distribuídas editorias de outras áreas, além do português. Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa, essa sistematização desperta as habilidades, resgata a auto - estima e participa à comunidade os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.

Um trabalho de produção pode desenvolver algumas habilidades de linguagem, escrita e oralidade, através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais e revistas. Sistematizar as ações é fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, considerando sempre alguma flexibilidade no que diz respeito à seleção de editoriais e grupo de trabalho. A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver várias habilidades nos leva a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente chegar a uma produção significativa.
METODOLOGIAS

O desenvolvimento do projeto terá inicio com a escolha do grupo de trabalho. No segundo momento será atribuído um nome ao jornal escolar, através de sugestões de alunos da escola e avaliada por votação e equipe de professores e integrantes da equipe do jornal. O terceiro momento será para a definição e distribuição das reportagens abordadas. Observando que estas deverão ser produzidas pelos próprios educando e deverão conter assuntos relacionados com o Colégio Estadual Osmário Batista. E que todas as matérias do jornal deverão ter a participação de professores que fazem parte do colégio, principalmente aqueles que já estão a mais tempo no quadro efetivo. A pesquisa e produção serão trabalhadas com professor de português e Inglês responsáveis pelas turmas organizadoras do jornal. Em seguida inicia-se a fase de esquematização e designer no laboratório de informática, também com professor responsável. Nessa etapa do projeto serão definidos pelos alunos envolvidos, os padrões, modelos, letras e cores. Só depois de revisado os textos é que será iniciada a digitação do trabalho. Para finalizar, o projeto terá uma nova revisão seguindo a última fase, a de impressão.
RECURSOS
HUMANOS

Alunos do 4º ciclo do ensino fundamental;

Professores, estagiárias

Equipe técnica e gestores da escola.

MATERIAIS

Jornais antigos e atuais;

Revistas;

Papel A4 ou A6 para impressão;

Impressora jato de tinta colorida;

Computador;

Internet;

Livros e documentos históricos;

Cadernos;

Mídias de CD;

CRONOGRAMA:

MÊS ATIVIDADES PARA DESENVOLVER

AGOSTO

04 - 07 -Apresentar o programa para a diretora da escola;

-Fazer a seleção das turmas na escola que participará do projeto e apresentar o projeto para as professoras das turmas selecionadas;

10-20 - Coletar materiais ( livros, documentos, revistas, edições antigas de jornais, etc);

- selecioná-los para a realização das atividades e entregá-los para os professores, estimulando-os para a elaboração do projeto;

24-31 - Definir as turmas que participarão do projeto;

- Capacitar professores e equipe técnica que desenvolverão as atividades;

SETEMBRO

01-04 - Distribuir os temas que serão trabalhados por grupos ou turmas;

07-11 - Aplicar as oficinas para a confecção dos textos ( matérias) do jornal em Português e Inglês;

-Iniciar a avaliação dos alunos, registrando as oficinas realizadas com seus respectivos resultados;

-Produzir relatório das atividades para a avaliação;

14-18 - Escolha de modelos e padrões de designer (laboratório) e conhecimento do programa a ser trabalhado;

-Primeira digitação no programa Publisher e impressão para revisão;

25 -Apresentação do trabalho para a comunidade

26 - Apresentação do trabalho para a comunidade

-Produção de relatório final;

-Revisão de relatório final.

27 -Entrega de relatório final.
RESULTADOS ESPERADOS

O projeto em questão será avaliado pelo envolvimento da comunidade escolar, quanto aos temas e ações desenvolvidos durante e depois pela repercussão dentro do contexto. Como o trabalho passa por várias etapas de revisão, será observada em cada grupo de trabalho a participação ativa em todas as tarefas desenvolvidas, em todas as revisões e visita no laboratório. Ao trabalhar caminhos percorridos para a solução do erro (sem saber que errou) conseguimos encontrar as falhas e corrigi-lás sem que ofenda o aluno e/ou diminua sua auto-estima, desta forma incluir e não excluir nossos alunos. Toda construção acontece pela verificação e depuração de caminhos. Ao avaliar, não queremos medir conhecimentos, mas verificar falhas em nossa prática como mediadores e tentar outros métodos e metodologias que nos ajude a corrigi-lás.
REFERÊNCIAS:

• LAGE, Nilson S. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2000

• PENA, Felipe S. Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2006

• SANTA’ANA, Armando S. Propaganda – Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário